domingo, 3 de março de 2013

Doze destinos fantásticos pelo mundo para mergulhar



Mar Vermelho – Egito
Famoso pela exuberância de sua vida submarina privilegiada, em superfície de 450 mil km² e com uma população de mais de 1000 espécies de invertebrados, 200 de corais e 300 de tubarões. As águas mornas e cristalinas do bíblico e mitológico mar Vermelho egípcio abrigam uma vida selvagem impressionante, com paredes de magníficos corais que podem ir até 100 metros de profundidade com numerosas espécies de peixe-borboleta, cardenais e peixe-papagaio, dando cor a imensidão azul turquesa.


The Blue Hole – Belize
O “buraco azul” de 300 metros de diâmetro, próximo ao centro de um pequeno atol chamado Lighthouse Recife, a 70 quilômetros da ilha principal de Belize, ficou famoso graças ao incansável explorador Jacques-Yves Cousteau, que declarou o local, com seus 124 metros de profundidade e as grandes estalactites (formações rochosas sedimentares que se originam do gotejamento de água de fendas no teto e paredes de uma gruta ou caverna de rocha calcária) que cobrem sua caverna, como um dos melhores locais do mundo para mergulho.

Tailândia
Praticamente qualquer ponto ao longo da fantástica e deslumbrante costa tailandesa é um paraíso para o mergulho e a contemplação da vida marinha. Envoltas em baías de água verde-esmeralda e paredões de calcário, destacam-se Phuket, Ko Tao, Ilhas Similan, Ilhas Surin Koh Tao e o arquipélago Koh Phi Phi, monumentos que a natureza resolveu erguer no meio do Oceano Índico. Na ilha de Phuket, a mais turística do país, encontram-se inúmeros resorts para a família. O turista só deve evitar os locais mais lotados, onde os peixes já não são mais tão presentes como costumavam ser há algum tempo. Veja o post “Roteiro de Sonho - Ilhas Phi Phi”.

Ilhas Gili – Indonésia
Três pequenas ilhas, a minúscula Trawangan, com festas da lua cheia toda noite e muita animação, e suas irmãs mais tranquilas, Meno e Air, formam as Ilhas Gili, consideradas points privilegiados para o mergulho. Este arquipélago no Mar de Bali, que fica pouco além da costa de Lombok, é acessível somente por barco saindo de Bali, em viagem que leva cerca de 90 minutos de lancha. São cercadas por recifes de corais e águas cristalinas, que proporcionam uma visão espetacular da diversidade marinha da região, com a vantagem de ainda serem mais preservadas que outros lugares das redondezas.

Arraial do Cabo – Brasil
Localizada no Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo, considerada a “capital do mergulho” no Brasil, tem praias de areia branca e um mar que, em dias de sol, ganha uma intensa cor verde esmeralda que vai se transformando em fortes gradações de azul turquesa. É um dos seis raríssimos lugares do mundo onde ocorre com intensidade espetacular o fenônemo da ressurgência que consiste na passagem de correntes oceânicas de água fria que provocam diferença de pressão hidrostática, causando a ascensão de águas profundas da plataforma continental, ricas em nutrientes, para a superfície. 
Isso propicia o desenvolvimento do fitoplâncton, a base da cadeia alimentar no oceano, fornecendo alimento a peixes e para outros organismos marinhos que, em consequência, se desenvolvem em grande quantidade. Esse fenômeno dá origem a uma abundante fauna marinha, favorecendo a pesca e quem mergulha se depara com uma densidade de vida submersa maravilhosa. Outro atrativo surpreendente da cidade é a restinga de Massambaba, estreito pedaço de terra, banhado ao sul pelo Oceano Atlântico e ao norte pela Lagoa de Araruama, onde são encontradas as mais exóticas orquídeas do mundo.

Sipadan – Malásia
Toda cercada por recifes de coral, essa ilha de 150 km², a única oceânica da Malásia, é considerada um dos melhores locais para mergulho do mundo. A ilha foi declarada em 1933 como santuário de pássaros, por sua grande variedade de espécies de aves tropicais. Sua orla com quedas de até 610 metros de profundidade abriga mais de três mil espécies de peixes, além de uma infinidade de tartarugas marinhas, tubarões, golfinhos, centenas de tipos de corais e uma grande incidência de cavernas subaquáticas. A região da ilha é um dos mais ricos habitats marinhos do mundo.

Grande Barreira de Corais – Austrália
É o mais longo recife do mundo e em jan/2013 foi descoberta mais uma camada submersa de corais a 125 metros. Suas cores e abundância de vida marinha a torna parada obrigatória para quem visita o país. Mas é bom ir logo, pois o aumento da temperatura da água ameaça o frágil equilíbrio ecológico que sustenta essa maravilha natural. A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. A estrutura dos recifes é composta por milhares de milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral, formando uma grande biodiversidade, eleita um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade em 1981.

Havaí (Hawaii) – EUA
Sempre famoso pelo surf e suas ondas, o arquipélago também reserva atrações sob a água. Ao norte fica a maior reserva natural marítima dos Estados Unidos, o que garante a manutenção dessas belezas subaquáticas pelos próximos muitos anos. O mar da ilha de Kona, a maior do Havaí, é um dos mais atraentes para o mergulho. Sua capital e maior cidade, Honolulu, ocupa toda a ilha de Oahu e foi fundada por emigrantes polinésios. É nesta ilha que se situa o famoso Pearl Harbor, a praia de Pipeline e a Baía de Waimea, pontos muito procurados pelos amantes do surf e do mergulho, em busca de fortes emoções. É cenário para vários filmes e seriados norte-americanos.

Micronésia
As pequenas ilhas no oceano Pacífico são cercadas por recifes de corais, o que torna qualquer uma delas excelente ponto de mergulho. Mas uma em especial, Palau, é atração com o chamado Blue Corner Wall. São grandes paredes verticais de corais que são adornados por extensa variedade de peixes e gigantescos cardumes prateados. Os Estados Federados da Micronésia possuem 607 ilhas, com destaque também para Chuuk, Kosrae, Yap e Pohnpei, onde localiza-se a capital Palikir. As quatro tem uma área total de apenas 701 km² e população de 120 mil habitantes, em censo de 2010. Os micronésios são conhecidos como excelentes artesões, aproveitando variados elementos naturais, além de exímios construtores de canoas.


Fernando de Noronha – Brasil
Este paraíso brasileiro, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², também é atração para apaixonados por mergulho do mundo todo. Suas águas cristalinas abrigam diversos tipos de peixes, raias, tubarões e moreias. A quente temperatura da água ao seu redor, permite mergulhos agradáveis a profundidade de 30 a 40 metros sem necessidade de usar roupa de neoprene. 
Em mergulho avançado pode-se visitar a Corveta Ipiranga que repousa a 62 metros de profundidade É uma área de preservação ambiental, local de acasalamento e berçário de várias espécies marinhas, onde os peixes são dóceis em relação a presença humana e deixam chegar bem pertinho. Os sensacionais golfinhos rotadores se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos, o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. Leia o post “A vida aos saltos brincalhões”.

Boracay – Filipinas
Esta ilha tropical a 315 quilômetros de Manila, a capital nacional, é um dos principais pontos turísticos do país, principalmente por suas paradisíacas praias de areia branca e cristalino mar verde azulado, destino internacional muito requisitado pela sua tranquilidade e exuberância natural, incluindo o cenário submerso. White Beach é considerada por muitos como uma das mais belas praias da Ásia. Sob a água, não deixa a desejar a nenhum outro grande ponto de mergulho no mundo, com recifes de corais, alguns ocupando antigos barcos afundados, e movimentada vida marinha.

Ilhas Perhentian – Malásia
Dois pedacinhos de terra quase virgens localizadas no norte da Malásia, quase na fronteira com a Tailândia, são um popular destino turístico do Sudeste Asiático. Em seu mar de tonalidades do verde esmeralda ao azul turquesa, os visitantes aproveitam para mergulhar e até nadar ao lado de tartarugas gigantes, tubarões e peixes exóticos. Pulau Perhentian Kecil, a menor, mais atraente e bonita das duas ilhas, tem duas praias, Long Beach e Coral Bay, de mar transparente e corais intocados. É “habitada” por meia dúzia de pousadas, dois restaurantes e alguns centros de mergulho. E só.