domingo, 30 de outubro de 2011

Praia - por que gostamos tanto?!


Nos domingos de sol no verão de 2012, as praias do Rio de Janeiro recebem mais de 1 milhão de pessoas. É uma multidão superior a toda a população carioca do início do século XX, quando as ruas tinham iluminação à gás, Copacabana era uma vila de pescadores e ir à praia era um programa exótico. Literalmente, coisa de índios e de escravos. Naquela época as casas eram construídas com os fundos para o mar pois o oceano era visto apenas como depósito de rejeitos.

Por muito tempo o banho de sol foi evitado por deixar a pele bronzeada, parecida com a dos trabalhadores braçais e bem diferente do branco europeu, adotado como padrão de beleza. As mulheres só pisavam na areia para buscar a cura de doenças.


Em 1917 o nobre alcaide da cidade determinou que os banhistas deveriam usar trajes adequados, guardando a necessária decência e compostura, sendo expressamente proibido falar alto. E a frequência à praia era autorizada somente até às 10h, de segunda à sábado, e até às 11h, no domingo e feriado. Parece que o prefeito já sabia que o sol da tarde é prejudicial à pele, podendo provocar câncer. 

 
A fantástica transformação de hábitos que elevou a praia ao posto de lazer predileto da maioria da populaçao brasileira dura mais de um século...e a mudança não pára. A cada verão surgem novidades (leia o post “Malhar, melhor, molhar. Orla, praia, mar.).

Os hábitos começaram a mudar sob a influência externa. Os franceses passaram a frequentar a Côte d'Azur, nós construímos o Copacabana Palace. Os americanos surfavam na Califórnia, nós deslizávamos em pranchões de madeira, mar adentro e ondas afora. Aos poucos cresceu a sensação de que ir à praia era chique.

Veja no quadro a seguir a chegada dos principais modismos e costumes na areia.

Sunga masculina
Biquini
Bronzea
dor
Sutiã cortininha
Calcinha asa-delta
Protetor solar
Fio dental
Aluguel cadeira
Piercing
1940
1957
1960
1970
1984
1984
1985
1996
2000


E por que a praia tem tanta atratividade ? Vamos à praia fazer o que, para que e por que ?

Parece haver muitos e muitos motivos. Os cariocas vão para ler, entrar na água, tomar sol, se exibir, bater papo, azarar, fofocar, comer, beber, fumar, dançar, se divertir, praticar algum esporte, brincar com os filhos pequenos. Em que outro lugar dá para fazer isso tudo ao mesmo tempo e ainda em trajes bem à vontade ?

Praia também é lugar para dar vazão a criatividade. O frescobol, único esporte do mundo em que não tem vencedor, surgiu em 1946 no Rio de Janeiro, no Posto 2 (Leme), inventado por um fabricante de móveis de piscina, entediado com a falta do que fazer na praia.


Ao longo dos anos o que mais mudou foi o traje feminino. Em Copacabana, no início dos anos 20, o maiô substituiu o blusão de sarja com calção franzido nos joelhos (o bloomer). Veio então, o maiô com transparência na barriga e depois o engana-mamãe: maiô na frente, duas peças atrás. Ao chegar da França na década de 50, o biquini causou escândalo. A revista mais popular da época, O Cruzeiro, criticou a imoralidade perguntando: "O que mostrarão agora as mulheres que desejarem se exibir ? A radiografia ?". Em seguida foi a vez da calcinha asa-delta, baseada na mania das cariocas de amarrar a alça do sutiã na calcinha. Logo depois, veio o mundialmente famoso fio dental, em estilos diversos.  

Um sociólogo espanhol, assíduo em praias como Ibiza, diz que estar na praia representa a fuga da rotina, a quebra do vínculo com as regras rígidas do comportamento diário, a sensação de liberdade, atração ao apelo sensual e sexual dos corpos quase nus, a participação nesta cumplicidade coletiva.

Seja como for, poucas coisas na vida são tão alegres e agradáveis quanto uma bela praia.    

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Papinha de bebê, doces e beijo. Sorriso alegre com eles !?

Sabia que papinha de bebê, doces e beijo provocam cárie ? É isso mesmo ! 

As bactérias responsáveis pela cárie, como a Streptococcus mutans são transmissíveis pelo beijo na boca, pelo compartilhamento de talheres, como a papinha que a mamãe prova antes de dar para a criança comer na mesma colher e pela ingestão de açúcar. 

A cárie é uma doença infecciosa que causa a desmineralização do esmalte dentário, atingindo diferentes níveis de profundidade no dente. Ela pode se desenvolver de forma silenciosa e sem dor. Em muitos casos, só será identificada pelo exame radiográfico mas uma inspeção visual ajuda a localizá-la. Uma mancha escura no dente pode ser uma cárie.

O tratamento consiste na remoção (aquele som no dentista...) de parte da estrutura dental que foi danificada pelo ácido expelido pelas bactérias, e restaurá-la com materiais biocompatíveis, como resina ou cerâmica.

Para continuar beijando, comendo doces e papinha, não deixe de escovar os dentes após a ingestão de alimentos, impedindo a formação da placa bacteriana que causa a cárie.

O sorriso alegre com dentes brancos e brilhantes agradece !  

Planeta tem 7 bilhões de habitantes em 2011. Melhor para os brasileiros.

De acordo com a ONU, o planeta Terra alcançará 7 bilhões de habitantes em outubro de 2011, ao nascer o hepta bilionésimo ser humano.

É assustador pensar que esse número dobrou desde 1968. Assusta mais ainda pensar que a previsão é atingir 16 bilhões em 2100. Veja na tabela a seguir o crescimento da população mundial.  

 
1804
1927
1959
1974
1987
1998
2011
1 bilhão
2 bilhões
3 bilhões
4 bilhões
5 bilhões
6 bilhões
7 bilhões


China com 1,35 bilhão e Índia com 1,24 bilhão abrigam cerca de 40% da população mundial. Em 2100 podem representar sozinhas 50%.

Em termos de média mundial, a taxa de natalidade por mulher em 1950 era de 5 filhos, em 2011 é de 2,5 filhos, e a expectativa de vida em 1950 era de 48 anos, em 2011 é de 69 anos.   

O Brasil deverá chegar a uma população de 220 milhões em 2040. Um país com água abundante, terras férteis, um povo jovem, educação se expandindo, qualidade de vida melhorando, sistema financeiro sólido, investimentos externos ascendentes e economia crescendo para ser uma das cinco maiores do mundo, tem tudo para se transformar quase em um paraíso até lá. 

Turbulências mundiais à parte, tudo indica que o Brasil terá céu de Brigadeiro e mar de Almirante nas próximas décadas, só depende de aproveitar bem o vento favorável. Principalmente porque não se vislumbra ter que enfrentar os problemas cada vez maiores que os países mais populosos não conseguem resolver com tanta gente - alimentação, saúde, moradia, educação e emprego. Os recursos naturais existentes e cada vez mais abundantes, colocam o pais em condições favoráveis para direcionar o desenvolvimento rumo a uma economia sustentável. Isso o transforma em alvo de cobiça, cada vez mais valorizado internacionalmente.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hormônios – a mágica do rejuvenescimento.

Hormônios em equilíbrio são o passaporte para retardar o processo de envelhecimento e evitar os problemas ligados à velhice.

Atingir a estabilidade hormonal é o principal objetivo da medicina preventiva integral, também chamada de antienvelhecimento, que ganha cada vez mais adeptos em clínicas e consultórios médicos.

O programa de Medicina Preventiva Anti-Aging da Clínica RenuLife, localizada em Barueri, São Paulo, afiliada da World Society of Anti-Aging Medicine (França) e da World Academy of Anti-Aging Medicine (Estados Unidos), esclarece que é um engano pensar que os problemas hormonais são consequência, e não a causa, do envelhecimento.

Através da busca do equilíbrio hormonal, incluindo a reposição de hormônios, vitaminas e eletrólitos, o programa tem como objetivo ajudar a pessoa a viver uma vida plena de saúde, com energia e bem estar para que desfrute ao máximo a segunda metade da sua vida.

As pessoas acreditam que ao envelhecer, chegam os problemas hormonais. É o contrário. As deficiências hormonais ao longo da vida, que começam por volta dos 25 anos, causam declínio hormonal. Envelhecemos porque os hormônios caem. E aí vem problemas como flacidez e obesidade.

Após a primeira consulta, o cliente faz exames de sangue para traçar o seu perfil hormonal, metabólico e rastrear doenças. Na análise são medidos estrogênio, progesterona, melatonina, hormônios da tireóide, cortisol, níveis de colesterol, DHEA e 5HTP. Se houver algum desequilíbrio, é prescrita a reposição. Os exames devem ser repetidos a cada três meses.

A Clínica RenuLife acompanha estudos que vem indicando que, a partir da faixa de 25 aos 30 anos, ao invés da genética, como se pensava antigamente, 80% dos fatores que mais afetam o organismo estão relacionados com o estilo de vida, alimentação, consumo de álcool, estresse e atividade física.

A estabilidade hormonal também é notada na melhora do sono, diminuição da ansiedade e compulsão alimentar, redução da flacidez e no ganho de energia no dia a dia. O cortisol, por exemplo, gera mais ânimo e esta disposição leva a pessoa à academia. Em alguns casos, pessoas conseguiram deixar de lado os remédios para pressão e depressão.

Em três meses os resultados são significativos e a melhoria na qualidade de vida é a agradável recompensa.            

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Roteiro de Charme no Rio de Janeiro – Trilhas.

Para quem busca paz, sossego, meditação, contato com a natureza, respirar ar puríssimo e momentos inusitados. Dedique-se ao ecoturismo e usufrua das belezas naturais. O corpo e a mente agradecem.

Pedra Bonita
Fica entre São Conrado e Barra da Tijuca, de onde saltam diariamente da rampa de lançamento dezenas de asas-delta e parapentes. Para subir os 696 metros até alcançar o seu cume, o praticante enfrenta uma caminhada bem sinalizada de aproximadamente 1 hora, a partir do último ponto acessível por carro, a cancela da Associação de Vôo Livre.
Durante o percurso dentro da Mata Atlântica depara-se com a flora: camélias, bromélias e outras espécies, e com a fauna: tatus, preguiças, quatis e macacos. Ao atingir o topo, encontra-se um enorme platô, supostamente um base de pouso de disco voadores. A vista lá de cima é deslumbrante: um mar sem fim, toda a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Restinga da Marambaia, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e outras partes da cidade. Opcionalmente, pode-se caminhar mais 10 minutos até o Pico do Chapecó (569m), de onde se aprecia a bela vista da Zona Oeste.

Grutas da Floresta da Tijuca
Integrante do Parque Nacional da Tijuca tem 3.972 hectares, sendo a terceira maior área verde urbana do Brasil. De 1861 a 1874 foram plantadas 100 mil mudas, principalmente espécies nativas da Mata Atlântica. Há inúmeras grutas, muitas delas nem são percebidas pelos caminhantes. Este passeio é no estilo de Indiana Jones com a água fria escorrendo pelas pedras e o clima fresco das cavernas dando a impressão de ter ar condicionado. Considerada uma das maiores cavidades de gnaisse (rocha de sedimentos arcósicos ou de granitos) do Brasil, a Caverna dos Morcegos é a mais impactante da floresta. No seu interior se formou uma cascata de loess (sedimento constituído de finas partículas de quartzo). O Circuito das Grutas percorre oito grutas do sistema espeleológico do Morro do Archer.

Catacumba - Sacopã
É uma caminhada de 350 metros que liga o Parque da Catacumba ao Mirante do Sacopã, ambos às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Diz a lenda que, antes da chegada dos europeus, os índios enterravam seus mortos na encosta do morro. Por isso deu-se o nome de Chácara da Catacumba que, após revitalizada na década de 70, foi rebatizada.

Queimado
Quase ninguém conhece o maravilhoso Morro do Queimado com 719 metros de altura na Serra da Carioca. A vista da Zona Sul é de arrepiar. Vislumbra-se também a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as praias. A trilha começa antes da cancela das Paineiras. A caminhada para admirar tanta beleza leva 30 minutos por uma estrada sombreada por árvores em solo arenoso e derrapante, com quartzo aparente. Após recuperar o fôlego pode-se caminhar mais 40 minutos até a Mesa do Imperador.

Morro da Urca
É uma das mais procuradas, iniciando na Praia Vermelha e, após 40 minutos, atinge-se o alto do morro. A bela vista inclui o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e Niterói.

Serra do Mendanha
Com duração de 40 minutos, a trilha segue o rio Guandu do Sapê, passando por cachoeiras (a maior tem 37 metros), rios, piscinas naturais e vestígios vulcânicos. Tem também o badalado Escorrega do Mendanha, uma espécie de tobogã natural. Fica na Zona Oeste da cidade e o acesso de carro é pela Av. Brasil.

  

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fé e esperança. Acredite, são remédios que curam.

Não é preciso ser adepto de uma religião para buscar a cura de doenças pela força do pensamento positivo. Muitas vezes o simbolismo religioso ou um talismã representa apenas o elemento catalisador que faltava para ativar a nossa mente rumo a uma vida melhor.

A célebre passagem em que Jesus Cristo pergunta ao paralítico "Queres ser curado ?" significa um convite para o homem, ao responder positivamente, despertar a sua força interior, ativando a mente para buscar a cura.

A glândula hipófise ou pituitária, na base do cérebro, e o hipotálamo, na parte central do cérebro, ligadas através do pedículo hipofisário ou infundíbulo, controlam quase todas as funções do organismo. Se elas funcionam mal, o organismo pode sofrer de vários males, inclusive doenças psicossomáticas. Muitos problemas físicos são uma tentativa da mente de avisar a pessoa que alguma coisa não vai bem. Males persistentes costumam expressar um desequilíbrio emocional ou um transtorno psíquico.

A doença representa um reflexo do mundo interior do ser humano. Se a mente e o espírito cultivam pensamentos e atitudes negativas, o espaço está aberto para aparecerem problemas físicos e emocionais.

Um estudo da Universidade de Duke, Estados Unidos, mostrou que pessoas que tem esperança e fé em algum tipo de crença (não precisa ser religiosa) tem sistema imunológico mais resistente.

Conheça a seguir como as religiões tratam as enfermidades.

Budismo
As doenças são vistas como a manifestação de um carma. No tratamento a medicina budista atua em três frentes: a dármica que leva a purificação do carma por meio de ações, pensamentos e palavras virtuosas; a somática que trabalha o equilíbrio por meio dos elementos vitais e de substâncias naturais; e a tântrica que se baseia no processo meditativo.

Catolicismo
Muitas paróquias, especialmente as carismáticas, promovem missas de cura. Há também o sacramento da unção dos enfermos para alívio do sofrimento e fortalecimento do espírito.

Espiritismo
Considera que a causa das doenças está no espírito. O doente pode ser encaminhado para tomar passes ou para sessões de desobsessão. Há ainda as cirurgias espirituais em que médiuns, incorporados por médicos mortos, operam os doentes.

Igreja Messiânica
Os enfermos participam de sessões de Johrei, método de irradiação de energia  por meio das mãos. O ministrante irradia ondas de luz para eliminar as impurezas e revitalizar a força natural de recuperação do doente.

Judaísmo
Os grupos de healing (cura) reúnem-se semanalmente para meditar, entoar salmos e orar pelos enfermos. Os integrantes também fazem visitas aos doentes.

Neopentecostalismo
As igrejas evangélicas praticam sessões de liberação ou descarrego em que um pastor exorciza Satanás, considerado o causador dos males.

Umbanda
O processo de cura consiste em transmitir o encosto do corpo do doente para o do médium. Usam ainda banhos de ervas, descargas de pólvora, defumações e outros recursos.

A meditação, cujo maior objetivo é acalmar a mente, promove um verdadeiro mergulho na consciência, contribuindo no processo de recuperação da saúde física, emocional e espiritual.

Estudo da Universidade de São Paulo concluiu que crer é fator fundamental no tratamento dos males do corpo pois as pessoas que cultivam a fé e a esperança tem mais força para enfrentar a doença e por isso ficam boas mais rápido. Trata-se de um santo remédio. 

domingo, 23 de outubro de 2011

A eterna magia do vinho – saboroso, poderoso e longevo.

Desde os primórdios  a humanidade aprendeu a valorizar o vinho. É considerada a única bebida que aguça os cinco sentidos. Nenhuma outra recebe tanta atenção dos cientistas mundo afora. Composto por cerca de 400 substâncias, estudos que surgem sempre trazem novidades sobre seus efeitos benéficos. Parece ser uma eterna fonte de ótimas e surpreendentes descobertas.

Na dose certa, preferencialmente nas refeições, duas taças (cerca de 300ml) para homens e uma para mulheres, protege o coração, o fígado e o cérebro.

Em especial, duas substâncias abundantes nos vinhos tintos têm contribuído para torná-lo cada vez mais apreciado. A tiramina e o resveratrol.

A tiramina aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e pela prevenção de transtornos emocionais variados (leia o post O segredo é a tal serotonina).

No início de 2011, cientistas da Universidade da Calábria, no sul da Itália, comprovaram que o resveratrol baixa a pressão arterial, aumenta o colesterol bom, diminui o colesterol ruim, melhora a circulação sanguínea, rejuvenesce as artérias, mantém o nível adequado de açúcar no sangue, retarda a arteriosclerose, é quimiopreventivo (reduz a incidência de câncer de pele) e dificulta a multiplicação de células malignas.

Como se não bastasse, o resveratrol proporciona maior longevidade ao estimular a replicação de células, pois quando o organismo envelhece perde essa capacidade.

As uvas merlot, tannat e cabernet sauvignon são as que mais têm resveratrol, substância da família dos polifenóis.

Os vinhos são ricos em microminerais como ferro, zinco, cobre, silício, cromo, selênio, cobalto, iodo, manganês, molibdênio e flúor. Esse mix de substâncias do bem tem poderoso efeito antioxidante e previne doenças diversas.

A presença de substâncias benéficas nos vinhos depende da safra, da região, da vinificação (tempo de maceração e temperatura), filtragem e armazenamento.

Pesquisa realizada pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul em amostra com 36 rótulos indicou que depois dos franceses são os vinhos brasileiros que tem maior concentração de resveratrol. O índice variou de 0,82 a 5,75 mg/l com média de 2,6 mg/l, abaixo dos franceses que tem 5 mg/l. Vinhos que não passam pelo processo de filtragem atingiram 15mg/l. Na França são os vinhos com uva tannat que tem maior índice e no Brasil é a merlot.

Segundo estudo do Instituto do Coração de São Paulo, a ingestão de 5mg/l diariamente de resveratrol é suficiente para o organismo se beneficiar de suas milagrosas propriedades.

Os poderes do resveratrol são tão grandes que há estudos em andamento em vários países com previsão de colocar a venda em 2015 um medicamento à base deste magnífico polifenol.

Enquanto o medicamento não chega, escolha seu vinho favorito e faça diariamente um saboroso brinde à vida saudável mas sempre na dose certa.

sábado, 22 de outubro de 2011

Qualidade A.O.C. e D.O.C. – Exagero purista ou extremo bom gosto ?!


Os selos que buscam garantir a qualidade dos produtos
Nos últimos tempos, um movimento pioneiro de puristas da França e da Itália criou as siglas A.O.C. (Appellation d'Origine Controlée) e D.O.C. (Denominazione di Origine Controllata). Ambas têm a intenção de certificar a origem dos produtos enogastronômicos e os procedimentos de fabricação. Os critérios para a concessão dos selos são rígidos e estabelecidos em Lei.

Vinhos
Devem ser fabricados de acordo com normas estabelecidas de comum acordo entre a associação dos produtores e as autoridades locais.

O vinho Chianti só pode ter o nome no rótulo quem produzir a bebida em uma região  específica da Toscana. As regras incluem também a obrigatoriedade de utilizar somente uvas sangiovese e não ultrapassar o limite de produtividade das parreiras.

Por volta de 1670 o monge beneditino Dom Pérignon inventou o champagne. "Estou bebendo estrelas", disse ao degustar. O nome Champagne se refere única e exclusivamente aos vinhos espumantes produzidos na região francesa de Champagne, cujos vinhedos são avaliados por uma denominação específica. Cada região é chamada de Cru. Quando ocorrem condições muito boas de solo e microclima o vinhedo é classificado Premier Cru e quando as condições são impecáveis, Grand Cru. Na sua produção são utilizadas três uvas (a branca chardonnay e as tintas pinot noir e pinot meunier), fermentadas juntas sem a casca. Um champanhe comum leva pelo menos dois anos para ficar pronto e os especiais até cinco anos.

Queijo & Azeite
O queijo parmesão Parmiggiano-Reggiano produzido na região de Parma é protegido por uma legislação severa desde 1954. Para receber o selo D.O.C. é preciso usar leite cru de vacas alimentadas exclusivamente de capim e feno, ser curado por gravidade e envelhecido pelo menos durante 12 meses. O selo marca o fundo e as laterais do queijo.

Na Toscana existem cerca de 700 produtores de azeite extra-virgem que deve ser extraído na primeira prensagem das azeitonas. As regras para obtenção do selo estabelecem ainda o grau de acidez entre 0,2% a 0,8% e condições de engarrafamento.

Pizza & Baguette
O mais controverso de todos os selos é o da pizza, devido a sua enorme variedade. Para atestar a qualidade da "autêntica jóia da gastronomia italiana" considera-se a receita original e algumas regras estabelecidas por pizzaiolos locais. Em Nápoles, considerada a cidade-berço da iguaria, o Instituto da Pizza determina basicamente a espessura, a altura da borda e a proporção dos ingredientes. Nem o uso da famosa farinha italiana de classificação "00" é uma unanimidade. Trata-se de uma farinha de trigo de moagem mais fina, feita a partir de um grão com baixo teor de glúten e alto teor de amido. O processo de branqueamento químico torna-a mais ácida, o que ajuda a espalhar a gordura na massa de forma mais homogênea, com crescimento mais uniforme.

Em 1996 o clube francês Le Boulanger definiu que a tradicional baguette para ser considerada verdadeira deverá ter entre outras características 60cm de comprimento, 5 a 6cm de largura, pesar 250g e ser comercializada no mesmo dia da produção. O melhor padeiro, escolhido anualmente em concorrido concurso, é honrado com o selo vermelho em suas baguettes.

Os dez livros mais vendidos em todos os tempos.

Bíblia Sagrada seria o primeiro lugar absoluto nessa lista. Calcula-se que já esteja na casa dos 6 bilhões de cópias em 2010, e outros livros religiosos como O Alcorão e o Livro de Mórmon também constariam.  O Guiness World Records também não faz parte pois anualmente é publicada uma nova edição.

Cada um dos títulos a seguir contém mensagens, meditações, ensinamentos, histórias engraçadas e lembranças inequecíveis que nos farão refletir sobre a busca de caminhos para um vida mais alegre e melhor.

1 - Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickens) – 1859
Narra a história dos Manette, uma família nobre francesa, que como muitas outras, se exilou na Inglaterra antes da Revolução Francesa. Os acontecimentos se desenrolam simultaneamente em Londres e Paris, contando a vida dessa família e as peripécias da Revolução e seus antecedentes, incluindo o sentimento de vingança que se apossou da população pobre da França.

2 - O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien) – 1955
A história ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças humanóides: Elfos, Anões e Orcs. Tolkien deu o nome a esse lugar a palavra do inglês moderno, Middle-earth (Terra-Média), derivado do inglês antigo, Middangeard, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica. O próprio Tolkien disse que pretendia ambientá-la na nossa Terra, aproximadamente 6000 anos atrás, embora a correspondência com a geografia e a história do mundo real fosse frágil.

3- O Hobbit (J.R.R. Tolkien) – 1937
Conta a história de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro, que nunca pensara em sair de sua toca grande e confortável, até ser apanhado de surpresa por um mago chamado Gandalf e 13 anões (Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo-de-Carvalho). Estes queriam recuperar os seus tesouros que tinham sido roubados por um dragão chamado Smaug. Assim, eles saem em busca da Montanha Solitária com o objetivo de recuperar o que lhes pertence, vivendo muitas aventuras durante todo caminho, que envolvem aranhas gigantes, elfos, trolls e outros seres fantásticos.

4- O Sonho da Câmara Vermelha (Cao Xueqin) – Século XVIII
O tema principal gira em torno de um triângulo amoroso entre a personagem principal, Jia Baoyu, que ama seu primo adoentado Lin Daiyu, porém está predestinada a se casar com outro primo, Xue Baochai. Este triângulo amoroso tem como pano de fundo o declínio do clã (família) Jia, cujos antepassados foram feitos duques, e no início do romance, este clã está entre as mais ilustres famílias na capital.

5 - O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie) – 1939
Esse é o título original, mas por questões raciais depois foi mudado para And Then There Was None. A história passa-se numa ilha deserta situada na costa de Devon, sendo que ela é narrada totalmente na terceira pessoa e descreve a vivência de dez estranhos (entre si) que foram atraídos para a mansão da ilha por um misterioso homem e sua esposa, que têm as mesmas iniciais: U. N. Owen. Um por um deles parece estar relacionado a algum assassinato e começam a morrer…

6 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (C.S. Lewis) – 1950
São narradas as aventuras dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão até a casa de um professor que morava no campo. Lá encontram, dentro de um guarda-roupa, uma passagem que liga nosso mundo ao mundo de Nárnia.

7 - Ela, a Feiticeira (Henry Rider Haggar) – 1887
Narra as aventuras Leo Vincey e Horace Holly em uma região inexplorada da África, onde eles encontram uma civilização obediente a uma misteriosa feiticeira chamada Ela.

8 - O Pequeno Principe (Antoine de Saint-Exupéry) – 1943
É um romance que a princípio tem a aparência de ser um livro para crianças. Tem um grande teor poético e filosófico. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos.

9 - O Código da Vinci (Dan Brown) – 2003
Causou polêmica ao questionar a divindade de Jesus Cristo. A maior parte do livro desenrola-se a partir do assassinato de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre. Robert Langdon, Sophie Neveu e Leigh Teabing vivem várias aventuras ao tentar desvendar códigos que deem resposta aos enigmas que Jacques Saunière deixou antes de morrer.

10 – O Apanhador no Campo de Centeio – (J. D. Salinger) – 1951
Narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield que depois de ter recebido más notas e ter sido expulso da escola, na volta para casa, decide fazer um périplo, adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Procura algumas pessoas importantes para si, como um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha, e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Perfume de luxo com aroma inebriante.

É outono na Europa. Cães especialmente treinados saem para os campos italianos para farejar uma das mais raras e caras jóias da gastronomia. O cobiçado alvo são as trufas brancas ou tartufo bianco como eles dizem, muito apreciadas devido ao seu inigualável e inebriante aroma. Antes essa tarefa era feita pelos porcos mas eles comiam as trufas.

Os exemplares mais disputados dessa preciosidade ficam na região de Alba, pequena cidade entre Milão e Turim, no Piemonte italiano. Alojados sob as raízes do carvalho, esse cogumelo subterrâneo tem o preço do kilo na faixa de US$ 15 mil. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante.
Em 8 de novembro de 2009 uma trufa branca de 750g foi leiloada por 100 mil euros na Itália. E em 14 novembro de 2010 um exemplar de 900g foi arrematado por 105 mil euros.

O prato predileto dos apreciadores é ovo frito com gema mole e lascas de trufa branca, o "all'occhio di bue", pois reúne a simplicidade do ovo e a exuberância da trufa branca fresca.
A liturgia manda que a trufa branca seja fatiada à mesa, crua e bem fina (veja a foto acima do raviolone de espinafre com ovo). Degustar um prato com trufas brancas é um daqueles momentos mágicos que ficará marcado para sempre em nossa memória gastronômica.  

Para manter a fragrância intacta as trufas não devem ficar armazenadas por mais de uma semana. Risotto à parmiggiana, fettuccinne com funghi e filet mignon com foie gras são pratos típicos oferecidos em requintados restaurantes com cobertura desse perfumado cogumelo que ainda não se descobriu como pode ser cultivado.

"Trufa não é exatamente um afrodisíaco mas em certas ocasiões pode deixar as mulheres mais amáveis", disse Brillat-Savarin, gastrônomo francês do século XVIII.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cinco caminhos para o bem-estar.

Em sua edição de maio/2011 a New Economics Foundation sugere atitudes para se conquistar uma vida melhor.

Conecte-se
Estabeleça relações com as pessoas a sua volta. Os relacionamentos são a base da vida diária e investir tempo neles enriquecerá seu dia e garantirá apoio quando precisar. As pesquisas mostram que pessoas com menos de tres contatos próximos - entre família e amigos - tem mais chance de desenvolver algum tipo de transtorno mental.

Seja ativo
 Caminhe, corra, pratique esporte, ande de bicicleta, dance. Os exercícios fazem as pessoas se sentirem bem. Ache a atividade que lhe dê mais prazer e que seja adequada aos seus limites. Estudos indicam que a prática de uma atividade física previne o declínio da capacidade mental e protege contra a ansiedade e a depressão.

Preste atenção em si
Seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente. Refletir sobre as suas experiências ajuda a descobrir o que realmente importa e garantir que voce viva o presente. Uma pesquisa mostrou que pessoas treinadas a prestar atenção em seus sentimentos, durante 8 a 12 semanas, apresentaram melhora no bem-estar por anos.

Continue aprendendo
Tente algo novo, faça um curso, execute algo novo no trabalho. Tente consertar alguma coisa em casa. Aprenda a tocar um instrumento ou a cozinhar. Escolha um desafio que voce vai gostar de perseguir. Os estudos sugerem que o bem-estar está ligado a ter metas, desde que elas sejam estabelecidas pelo próprio indivíduo e tenham a ver com os seus valores pessoais.

Doe-se
Agradeça a alguém, ajude um amigo ou um estranho. Sorria, faça trabalho voluntário, junte-se a Associação do bairro. Olhe para fora, além de olhar para dentro de si. Fazer parte de uma comunidade traz benefícios, entre eles relações sociais mais significativas. As pesquisas mostram que as pessoas que tem interesse maior pelo outro tendem a se considerar mais felizes.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Se aposente aos 60 anos com fundo de R$ 1,5 milhão.

Uma pessoa com 30 anos que aplicar mensalmente R$ 700,00 em fundo de renda fixa vai acumular R$ 1,456 milhão aos 60 anos. Essa conta considera um rendimento mensal de 0,8%, taxa típica de fundos de renda fixa que investem basicamente em títulos públicos federais pré-fixados. Os R$ 1,456 milhão proporcionarão uma renda mensal de R$ 12.040,00. Observe-se que o cálculo não considera a inflação que fará os R$ 700,00 perderem seu poder de compra ao longo dos anos. Assim, os R$ 12.040,00 daqui a 30 anos corresponderiam hoje a R$ 3.215,00 considerando uma taxa anual de inflação de 4,5%. Para compensar essa perda bastaria corrigir o valor do depósito na mesma proporção do avanço da inflação.

Caso a pessoa optasse pela previdência privada (PGBL ou VGBL) acumularia na faixa de R$ 1.178 milhão. A diferença é devido as taxas cobradas pelos bancos gestores.

A vantagem da previdência privada é que ela ajuda as pessoas a serem mais regradas. Há boletos para o pagamento mensal e limite de saque na aposentadoria. Quando você é o próprio gestor do seu fundo precisa vencer barreiras. "Esse mês vou aproveitar ofertas e comprar eletrônicos" e se engana que no mês seguinte vai depositar em dobro. Depois de quebrar o rotina, fica difícil retomar.

Os fundos de previdência privada são uma ótima opção quando o empregador complementa o valor aplicado.

O quadro acima, elaborado pela XP Investimentos e Brasilprev, publicado pelo O Globo em 18/out/2011, mostra uma comparação entre aplicações de renda fixa e PGBL, e sugestão para montar a sua carteira de aposentadoria.          
   

Novo procedimento sem cirurgia para tratar a próstata.

Cerca de 50% dos homens com idade acima de 50 anos desenvolvem hiperplasia prostática benigna – aumento da próstata, que causa dores e dificuldade para urinar – e precisam de cirurgia para corrigir o problema. Uma nova técnica, aplicada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, bem menos invasiva que a cirurgia convencional, está apresentando excelentes resultados em pacientes com grau máximo da doença (todos usavam sondas para urinar) e com grau moderado (queixa urinária, mas sem retenção). Nove em dez pacientes tratados voltaram a urinar naturalmente nos dias posteriores.

O procedimento, que é feito com anestesia local e não exige internação, é chamado de embolização das artérias da próstata. De acordo com o urologista Alberto Antunes, do Hospital das Clínicas, com a idade, a próstata cresce comprimindo a uretra, o que traz dificuldades de urinar. “O novo procedimento é simples”, relata, explicando que um cateter é introduzido pela virilha e chega à próstata, injetando microbolinhas, que fecham parcialmente as artérias da glândula. “Sem o sangue, que serve de alimento, a próstata diminui de tamanho e pára de comprimir a uretra”.

O sucesso do tratamento do Hospital das Clínicas já está publicado em revistas científicas internacionais. “A embolização é usada há mais de uma década em tratamentos de miomas uterinos e outros tumores. Só agora é que se demonstrou que também pode funcionar na próstata”, observa Antunes.

O diagnóstico da hiperplasia é feito por meio do toque retal, para avaliação do tamanho e da consistência da próstata, além do exame de sangue (PSA). Nem sempre o volume da próstata corresponde à gravidade dos sintomas. Há pacientes com próstatas pouco aumentadas, mas com sintomatologia acentuada e vice-versa. Daí a importância de um exame bem feito.

O Jornal Nacional divulgou hoje, 18/out/2011, o sucesso desta nova técnica.

Coração artificial salva vida e recupera coração natural.

O Ministério da Saúde divulgou hoje, 11/out/2011, que o comerciante Sérgio Alexandre Genaro, 48 anos, foi o primeiro caso no Brasil em que um paciente recuperou as funções cardíacas depois de usar um coração artificial por dois meses. Ele sofria de insuficiência cardíaca grave, apenas 30% do coração estava funcionando, mas só descobriu o problema quando fez exames para uma cirurgia renal.
O chefe de cirurgia do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e cirurgião cardiovascular, Alexandre Siciliano, explica que foi feita uma operação de ponte de safena, mas o coração não suportou o trauma e precisou do implante do ventrículo artificial. "É um aparelho, disponível no INC, que fica fora do corpo por até seis meses, até que o paciente encontre um doador”, explica o médico. A boa notícia é que apenas com o implante do ventrículo artificial o coração de Sérgio Alexandre recuperou as funções e ele não vai precisar mais de um transplante.
O uso do ventrículo artificial para recuperação de corações comprometidos pode ser uma boa alternativa de tratamento. No transplante, além dos riscos inerentes a realização de uma nova cirurgia após o implante de ventrículo artificial e da revascularização, os pacientes passam a depender de medicamentos contra a rejeição do órgão, os chamados imunosupressores. Mas o principal problema não está na cirurgia em si, e sim no tempo de espera. Sem o uso de ventrículos artificiais, o paciente fica sujeito ao aparecimento de um coração compatível, o que, para pessoas com insuficiência cardíaca grave, pode significar morrer na fila.

Além de tudo, o coração é um órgão de rápida deterioração. Nos EUA, corações artificiais externos são usados em 30% a 40% dos pacientes que esperam por um coração compatível e um pouco menos de 5 % destes pacientes têm o coração doente recuperado e passam a não precisar mais do transplante.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Método a laser, não invasivo, em cirurgia da próstata.

Um novo tipo de cirurgia, não invasiva, a base de laser, está contribuindo para tirar o medo que alguns homens têm de operar a próstata. Chamada "green laser", a técnica vem sendo utilizada com sucesso desde o início de 2010 no Centro de Referência em Saúde do Homem, ambulatório ligado ao Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, da Secretaria da Saúde. Recente e exclusiva de poucos estabelecimentos, ela é pouco invasiva, rápida e permite que o paciente receba alta no mesmo dia da internação.
O laser verde usado no Hospital dos Transplantes para combater o problema oferece menos riscos ao homem do que o método cirúrgico convencional, além de ser mais rápido - o procedimento dura em torno de 30 minutos - e menos dolorido. Não há sangramentos e o operado fica em observação apenas entre 12 e 24 horas. Na cirurgia padrão, em que é necessário realizar cortes no paciente, o tempo de duração é de uma hora, o processo pós-operatório leva três dias e há ainda possibilidades de ocorrerem sangramentos e infecções.
"Estamos entre os poucos serviços que utilizam o laser verde para tratar hiperplasia prostática benigna e o que mais realiza atendimentos em toda a rede pública do Brasil recebendo, inclusive, pacientes de outros estados que vêm para São Paulo atrás de um centro referenciado", destaca o médico coordenador do grupo de próstata, Adalberto Andriolo.
A hiperplasia prostática benigna, popularmente conhecida como adenoma de próstata, ocorre quando há o crescimento benigno do volume do órgão e ocasiona transtornos na micção, sangramento e infecções, entre outros sintomas. A doença costuma aparecer em homens com idade aproximada de 40 anos e com casos parecidos no histórico familiar.
Desde o início de 2010, o Hospital já tratou com o laser verde mais de 120 casos de adenoma de próstata com a nova técnica.