segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O segredo é a tal serotonina.


A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre neurônios. Ela conduz a transmissão de um neurônio para outro. Para que os neurônios se comuniquem bem é necessário que haja nível suficiente de serotonina entre eles.  
A serotonina é produzida no tronco encefálico, no núcleo da rafe, e desempenha papel essencial em muitas partes do organismo, embora a abrangência e efeitos da sua complexa atuação ainda esteja sendo descoberta pela neurociência.
A serotonina tem funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do sono e do apetite. Níveis adequados da serotonina evitam a ansiedade (por exemplo, transtorno obsessivo-compulsivo e síndrome do pânico), depressão, obesidade, enxaqueca, mau humor, transtornos de afetividade, problemas emocionais variados, Mal de Parkinson, Mal de Huntington e esquizofrenia, entre outras.
Alimentos, como banana, abacaxi, tomate, carne de peru, requeijão, carne bovina, peixe, tâmara, amendoim, chocolate e o vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano, o amino-ácido sintetizado para criar a serotonina. Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina suficiente.
O triptofano é encontrado em altas concentrações na semente de um legume chamado Griffonia simplicifolia, cultivado no Oeste da África. O leite e seus derivados também são fontes de triptofano, assim como todos os alimentos ricos em proteínas.
A serotonina apresenta um efeito inibidor sobre a liberação de hormônios sexuais (gonadotrofinas) pelo hipotálamo, e conseqüente diminuição da resposta sexual normal. Isso quer dizer que quanto mais serotonina menos hormônio sexual, menos atividade sexual. Alguns antidepressivos que aumentam a serotonina acabam por diminuir a atividade sexual.
Portanto, é essencial consultar o médico para saber o nível adequado de serotonina para se ter uma vida saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário